terça-feira, 31 de março de 2009

DESIGNERS HUMILDES


Mas, quais seriam as características dos designers humildes? Eles não têm tempo para ficarem orgulhosos de suas criações, pois estão sempre alerta para colocar mais criações em teste e a corrigir prováveis erros. Na verdade, suas soluções trabalham para reduzir o estrago causado por criadores irresponsáveis; atuantes, tentam integrar e pensar no todo e na sintonia necessária entre os agentes em nosso planeta.

Designers humildes reconhecem a beleza e a importância do minimalismo. Sabem que mesmo sendo mais difíceis, as soluções mais econômicas são elegantes e eticamente consistentes. Precisamos constantemente refletir sobre a frase do arquiteto Ludwig Mies Vander Rohe, - less is more -, e em todo processo de criação, sempre nos perguntarmos o que é realmente necessário.

Já presenciamos um novo minimalismo, que provavelmente irá ficar cada vez mais forte. Nosso interesse sobre os princípios da simplicidade só tende a crescer, e é uma resposta natural à crescente complexidade do artificial.

Designers humildes sabem que recursos devem ser usados e reutilizados com equilíbrio, pois eles são limitados e não podemos nos dar ao luxo do desperdício. Para eles, minimalismo é mais do que uma escolha estética, trata-se de uma resposta ética, de um estilo de vida racional e lógico. Para resolver os sérios problemas da sociedade, precisamos aprender a viver menos materialmente e mais humanamente.


...Trecho do livro

O livro é um presente para quem se sente sozinho ao pensar eticamente o design. Vale muito a pena para aqueles que não se omitem diante do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário