terça-feira, 30 de junho de 2009

MICROtoco


[CONCEITO]
Tecnologia da Informação:
Com a tecnologia da informação os produtos que estão no mercado ficam ultrapassados com um curto tempo de uso. O objetivo do toy é uma crítica a obsolescência acelerada dos softwares usados por nos designers.

[MENSAGEM]
Microtoco era um robô de graveto que sonhava em ser uma ferramenta eterna de desenho, mais com toda tecnologia da informação ele se tornou apenas uma ferramenta obsoleta assim como todos os softwares.

[NOME- SIGNIFICADO]
Microtoco
Micro:
- Computador
- Pequeno
Toco:
- Graveto

[MATERIAL]
Madeira - Sucata E Adesivo ecológico biodegradável

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Erronius



"Até a noite de 8 de julho de 2.009 era um designer como outro qualquer, obcecado a entregar o serviço em tempo hábil, a qualquer custo. De tanta indiferença em relação ao impacto do seu produto no meio ambiente, noites sem dormir, muita cafeína e cobrança o tempo todo, seu corpo inteiro ficou contaminado, principalmente o coração, com esse sentimento ruim. A partir disso sua mente e corpo passaram a ser dominados por uma vontade de sair pelo mundo tentando descobrir uma nova forma de degradação da vida na terra."

Steve Poluindo


Steve Poluindo, é um Designer, que depois de assistir a alguns documentários, ficou aterrorizado e muito preocupado com o tão falado “Aquecimento Global”. Desde então ele vem tendo atitudes Revolucionárias para salvar o mundo.

Criou um novo orkut só para entrar na comunidades do Green Peace; Comprou um enorme poster do vice Presidente All Gore e agora também trabalha de Gari voluntário.

A cada Kg de lixo reciclado já espera receber um prêmio por ajudar a natureza. Steve Poluindo tem muita fé que o mundo será um lugar melhor se todos seguirem atitudes tão conscientes.

Créditos: Stefan Leles

TORNANDO SUSTENTÁVEL


Um designer consciente, que sempre realiza bons projetos, visando sempre não agredir o meio ambiente, procurando a melhor forma de ser sustentável, estava cansado de ver outros designers criando projetos altamente insustentáveis. Para resolver este problema ele criou um vírus para acabar com a falta de consciência do mercado. O vírus criado foi denominado de Crok. Este vírus tem como objetivo entrar no arquivo da pessoa e alterar os formatos, cores, acabamentos, de forma a tornar o projeto sustentável.

MATERIAL

Toy feito em bioplástico
Materiais e embalagens a base de matérias-primas renováveis denominadas Bioplásticos.A vantagem dos bioplásticos é que eles são produzidos a partir de fontes renováveis (bactérias, plantas) em vez de fontes não-renováveis (petróleo, gás natural). Além disso, os bioplásticos são biodegradáveis, ou seja, podem se decompor.

Brindes e embalagem em papel a partir de fibras vegetais renováveis
Papeis confeccionados a partir de fibras vegetais (Bagaço de Cana de Açúcar, Bananeira, Taboa, Lírio do Brejo, bambu, casca de cebola, etc), conforme o milenar processo oriental da arte de fazer papel.




domingo, 28 de junho de 2009

PenTool

“A Sustentabilidade Iluminando o Mundo”
Venham a mim os micreiros, estudantes de cursos profissionalizantes ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os maus designers, os que estão sem criatividade. Eu os guio com minha "pen tool".



A frase original da estatua da liberdade é:
"A liberdade ilumiando o mundo"

Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.


Toy art - Desperdício


A tinta possui elementos químicos pesados, prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente;
O modo de usar a impressora gera desperdício e muitas vezes não percebemos;
Utilizamos a impressora sem necessidade e de forma compulsiva (quando imprimimos um documento errado, voltamos e imprimimos novamente. Seu saiu errado, fazemos tudo de novo, sempre com a melhor qualidade, e assim a tinta vai indo embora);
Além de ir muita tinta para o papel, nunca é utilizado 100% de tinta existente no frasco. Sempre fica aquele resto, e, simplesmente pegamos aquele frasco e jogamos fora.

Então, criei o Tício, um boneco que quando surgiu, fez muito sucesso, era a atração do momento. Todos o queriam e queriam usá-lo para tudo.
Porém, depois de um longo tempo, começaram a falar que Tício desperdiçava tinta demais e que ele poderia ser substituído.
Alguns concordaram, mas não queriam desfazer de Tício, pois já estavam acostumados com ele. Outros definitivamente não concordaram e afirmaram que nunca iriam abandoná-lo, que ele só utilizava aquilo que era necessário e que ele só queria um serviço bem acabado. Mas tiveram aqueles que estavam decididos em substituir Tício, deixando-o furioso com tamanha traição.

Material utilizado: Cartuchos de tinta (um para o corpo e pedaços de outro para as pernas), botôes de mouse antigo, tinta verde à base de água e outras peças.

Reutilizei estes materiais, porque estão ligados ao gráfico e foi uma forma que encontrei de evidenciar a minha mensagem, sabendo assim que trata-se de tinta de impressora, além de ser economicamente viável, socialmente jsuto e ecologicamente correto, pois reutiliza peças que iriam para o lixo.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

QUANTO DURA?

Eco-dough a Massinha de Modelar Ecológica!


Eco-dough é uma massinha de modelar ecológica, 100% natural e sem nenhum tipo de químico, corante ou metal.

A Eco-dough é feita de extratos de plantas, frutas e vegetais sendo totalmente atóxica e segura para crianças de qualquer idade. Também disponível a Gluten/Dairy/Soy Free Eco-dough sem glúten, lactoses e soja para se adequar a dietas de crianças especiais.

A massinha Eco-dough não endurece tão fácil como as massinhas industriais e se você esquecer o pote aberto de um dia para o outro é só pingar algumas gotas de azeite que ela volta a forma natural.

A massinha verde Eco-dough custa US$20 na Eco-Kids.
http://www.ecokidsusa.com/ecodough1.htm

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Blogger faz campanha ecocologicamente cocorreta!


Blogger vota por uma campanha
contra o disperdício de papel.


Uma pessoa gasta em média OITOCENTOS E SESSENTA E QUATRO METROS DE PAPEL POR ANO!
Isso é o equivalente a uma árvore!

Faça cocô no banho e economize uma árvore por ano!

O blogger, tem dicas, enquetes, estatisticas e FAC. Vale conferir!



For you Denise!

A energia quem vem das frutas

Enquanto a Itália desenvolve painéis solares feitos de SOBRAS ORGANICAS, como cascas de frutas, na África pesquisadores ingleses criam “tijolos” de banana usados como combustível

Pesquisadores italianos da Universidade Tor Vergata, em Roma, desenvolveram painéis solares feitos a partir de cascas de fruta, verduras e legumes. Em parceria com o Pólo Solar Orgânico – instituto da iniciativa privada voltado para pesquisa em energias renováveis –, os cientistas descobriram que custa menos produzir células fotovoltaicas a partir de materiais orgânicos do que utilizando o silício, matéria-prima cara por conta do processo de transformação para a indústria, que é responsável por 60% do valor final das placas.

Mas a eficiência é igual? Os experimentos mostram que a eficiência orgânica é ainda maior. O princípio de funcionamento é o mesmo das células solares comuns, só que as orgânicas têm os semicondutores constituídos por corantes extraídos dos restos vegetais.

De acordo com o professor, as células orgânicas são mais eficientes por serem tridimensionais e, por isso, podem captar a radiação da luz vinda de todas as direções. Além disso, as placas de frutas são muito mais finas e não têm diferença substancial na absorção de energia solar em relação às convencionais. Isso permite que os pigmentos possam ser aplicados em películas, vidro ou plástico - podendo ser utilizado em janelas por exemplo.

Apesar de ser uma tecnologia bem mais simples que as placas fotovoltaicas, cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram uma maneira muito simples e eficiente de utilizar restos da produção de banana. Além da possibilidade de fazer vinhos e cerveja, os pesquisadores passaram a utilizar as cascas da fruta pra produzir combustível.

Elas são trituradas juntamente com as folhas e caules, que, processados, são transformados em tijolos. Quando queimados, assumem a mesma função de, por exemplo, uma tora de madeira, servindo para cozinhar ou iluminar.

processo é muito simples. As cascas, os caules e as folhas da bananeira, que normalmente seriam descartados – estima-se que para cada tonelada de banana produzida no mundo, 10 toneladas de resíduos sobram –, são processados, prensados (para eliminar os líquidos) e, por último, ficam expostos ao sol por cerca de duas semanas para secar.

Países africanos como a Tanzânia, Burundi e Ruanda, grandes produtores de banana, podem ter sua contribuição para as mudanças climáticas bastante reduzidas, já que mais de 80% de sua produção energética vem da queima de madeira.

Quer saber mais? http://www.planeta-inteligente.com/page/article/id/22/A-energia-quem-vem-das-frutas