quinta-feira, 2 de abril de 2009

Casa longa vida

O Módulo Longa Vida (produto patenteado) é produzido artesanalmente utilizando resíduos como matéria prima. O trabalho artesanal valoriza a mão de obra e pode ser uma forma de inclusão de deficientes e idosos no mercado de trabalho. A reutilização agrega valor aos resíduos, beneficiando diretamente quem o recolhe e pode ser uma importante alternativa de destino aos materiais não recicláveis.

As paredes são feitas com embalagens longa vida de leite, preenchidas com diversos tipos de resíduos secos e limpos, inclusive os não recicláveis. Sobre os módulos, uma cobertura de papel machê e impermeabilizante. Muito resistentes e duráveis, além de isolante térmico a acústico.

A reutilização, além de poupar os recursos naturais, modifica hábitos diários nas pessoas que começam a olhar o lixo como fonte de matéria prima. Essa percepção reflete no aumento da vida útil dos materiais, na minimização da geração de rejeitos e na conscientização para o combate ao desperdício.

O Designer pode ser uma dessas pessoas, enxergando nesta técnica uma alternativa com baixo custo para a confecção de alguma estrutura com uma superfície onde o material ofereça fácil adesão de tinta ou cola. Economizando ainda com o transporte, uma vez que a estrutura tem um peso bastante reduzido se comparado às estruturas comuns de madeira ou compensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário