terça-feira, 7 de abril de 2009

Água potável para quem não tem


A IDEO design desenvolveu o Aquaduct, um veículo inteligente que se propõe a sanar dois grandes desafios no mundo em desenvolvimento: saneamento e transporte da água.

A abordagem do conceito projetual é feita a partir das doenças relacionadas à àgua sem tratamento adequado, causadoras de milhares de mortes diárias, e as dificuldades em se obtê-la em localidades carentes, cujas fontes do recurso natural é extremamente precária, distante e, portanto, quase inacessível.

A idéia de se projetar este veículo é apoiada em lógicas sociais, uma vez que o transporte e a higienização são garantidos: há uma melhoria potencial da condição de vida dessa população necessitada, em que qualidade de vida é a principal função.


O reservatório de água acoplado ao Aquaduct tem a capacidade de filtrá-la e harmazená-la em casa; o transporte é simples e abrangente; todo o custo de produção é minimizado buscando ser o mais economicamente viável possível: o sistema de filtragem é acionado pelo usuário: enquanto ele pedala ao seu destino, a água é filtrada.

*Veja sketches, fotos, estatísticas e conceito do projeto
*
Leia sobre a IDEO design qui

Nenhum comentário:

Postar um comentário