domingo, 12 de abril de 2009

Vivo celulares e sua campanha sustentável


A Vivo vem prometendo muitas ações em prol da sustentabilidade. Até aí, tudo bem, normal e esperado. Porém, encontrei o blog da ambientalista Cláudia Chow e, graças às análises que ela fez sobre a campanha, mudei totalmente o jeito de canalizar todas essas ações que pipocam na mídia semanalmente. Muitas vezes, não atentamos que muitas das idéias são praticamente utópicas quando percebemos que o contexto atual em volta delas é completamente oposto e responsável por engessar o desenvolvimento sustentável.

A conclusão geral a que Cláudia se posicionou é resumida no parágrafo abaixo:

O que eu realmente espero da Vivo para o Futuro não é que ela plante uma árvore por mim, mas sim um mundo em que ela não me ligue para perguntar se eu quero um novo aparelho de celular mas pra, no máximo, dizer que eu posso baixar a nova versão de um software pela Internet, para ter um aparelho melhor sem precisar comprar um novo e gastar mais energia, matéria-prima, água e mão-de-obra barata para produzi-lo. O melhor seria mesmo se ela me dissesse que quanto mais tempo eu ficasse com meu aparelho mais descontos eu teria na conta.

Vale mesmo muita a pena ler. Eu recomendo por a geóloga demonstrar um ótimo posicionamento crítico em dois posts muito bem dissertados.

*Leia Vivo e Sustentabilidade
*Leia o post em continuação às discussões sobre a campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário